Antes do Café Paris

R$ 49,90
. Comprar  
Antes do Café Paris: apontamentos sobre a literatura na Niterói do século XIX apresenta, de maneira concisa, para o público geral, instituições que tem na literatura, em sua discussão e promoção, bases de sua atividade. 
Área ainda pouco explorada pelos pesquisadores da área, a história da literatura em Niterói se apresenta no século XIX, sobretudo após 1850, sob a forma de congressos, associações, sociedades e grupos que se reuniam ora nos domicílios, ora nos comércios locais, ora em outras entidades congêneres. A literatura, como arte, expressou, naquele contexto, as inquietações e os diálogos daquela sociedade, auxiliando, através de suas redes de sociabilidade, a formação de uma consciência do “histórico sensível”, numa cidade que é um “palimpsesto” de formas sobrepostas. 
Niterói se revela nos periódicos e nas obras de memorialistas como um território de valorização em instituições e tertúlias que celebravam as expressões e os estudos científicos das humanidades, sobretudo na construção de trajetórias. Essa é uma investigação de caráter histórico sobre processos humanos, portanto.
Veja também